quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uma verdade Inconveniente (An inconveniente truth- 2006) – Al Gore

Vanessa Cardozo .

Documentário produzido pelo ex – candidato a presidência dos Estados Unidos Al Gore sobre as catástrofes que a emissão excessiva de dióxido de carbono provoca ao Planeta. Com uma pitada de humor, graças ao pequeno curta criado por Matt Groening (criador dos Simpsons), que aparece diversas vezes no decorrer do filme . O longa começa com Gore palestrando para um auditório utilizando projeções, slides e vídeos,empregando gráficos com mapas estatísticos sobre milhões de anos, exemplificados através de fotografias da Patagônia, do Kilimanjaro, dos Alpes e da Antártida, entre outros, revelando os impactos sofridos ao meio ambiente.
A película também mostra a diferença do que foi noticiado sobre o Furacão Katrina (Nova Orleans) nos principais meios de comunicação Norte- Americanos e, a realidade denunciada por cientistas, evidenciando desta forma a manipulação da mídia sobre o tema. Culminando com uma espécie de “profecia ambiental” que resultará segundo Gore numa constância de furacões, enchentes, secas , praga de insetos e epidemias. Gerando no futuro uma espécie de caos político, econômico e social.
Ao mesmo tempo, o relato ganha destaque biográfico, à medida que, mostra detalhes da vida de Gore e, sua trajetória pró-ambientalista pelo mundo. Segundo o filme, gore foi introduzido no assunto ainda Universitário, quando o mentor Roger Revelle (professor de Havard , e pioneiro na medição de dióxido de carbono na atmosfera ) deu uma palestra alertando aos altos índices de CO2 nas últimas décadas .
Influenciado também pela morte de sua irmã por câncer no pulmão, Gore conta que o falecimento provocou uma mudança na utilização do solo de suas fazendas (A família de Al Gore plantava tabaco), através de relatos pessoais e apelo ambiental consistente , o filme ganha um lado humano, conquistando a empatia do espectador.